sábado, 30 de janeiro de 2010

Web 2.0 na educação pode dar certo! Nova Escola apresenta mais uma experiência que comprova

 
Na edição de jan./fev. a Revista Nova Escola, dentre outros assuntos abordados, fala mais uma vez da prática pedagógica apoiada pelo uso das tecnologias digitais. O caso usado como exemplo é o da educadora Karla Emanuella Veloso Pinto, de Lavras (MG) que  recebeu o prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2009.

A professora explorou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido pela universidade federal da cidade, a fim de despertar maior interesse e envolvimento dos alunos nas lições de casa da disciplina de geografia de turmas de 8º e 9º ano.

A experiência, merecidamente reconhecida (e ainda bem que divulgada) é mais uma prova de que a parceria entre professor e recursos digitais pode dar certo. É preciso planejamento e abertura. Acesse o link com maiores detalhes em Lição de casa com a Web 2.0 e confira a matéria na íntegra, bem como o vídeo e o portfólio com os trabalhos dos alunos.

O Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação: mais uma alternativa que pode ser explorada no ciberespaço

 
É sabido que a palavra fórum tem suas raízes em tempos remotos da história. Com o passar dos tempos, esta palavra que, sinteticamente, referia-se aos espaços (praças, tribunas) que funcionavam como pontos de reunião, hoje pode ser considerada também como uma ferramenta de comunicação assíncrona muito válida para estabelecer contatos e, principalmente, estabelecer uma relação (por meio da interação) de troca de experiências, compartilhamento de ideias, esclarecimento de dúvidas etc.

Tal ferramenta pode ser uma importante aliada ao trabalho do educador a fim de trabalhar as temáticas esplorando a interação ente os alunos, o uso efetivo da grande rede e o aproveitamento dos recursos digitais que tanto chamam a atenção dos educandos.

Assim, dentre várias outras opções gratuitas que podem ser encontradas na internet, o Forumeiros.com é uma opção que dá acesso fácil e gratuito para a criação e participação em fóruns. É a Web 2.0 trazendo possibilidades que podem ser bem aproveitadas a favor do processo de ensino aprendizagem. Acesse, confira e experimente!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CENATEC Brasil


CENATEC – Centro Nacional de Ensino Tecnológico é um dos maiores centros de formação profissional, disponibilizando mais de 30 opções de cursos. Dentre eles, Design Gráfico e Webdesign.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Interdidática - 24 a 26 de maio de 2010 - Brasília/DF


A programação contará com temas atuais e exclusivos, apresentados por especialistas em tecnologia educacional. Ainda, irá promover debates e troca de experiências. Mais informações no link do evento - http://www.congressotecnoeducacional.com.br/index.php

Congresso Internacional / PAN PBL 2010


Conectando pessoas, ideias e comunidades é o tema da sexta edição deste congresso, que será realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Brasil) em fevereiro de 2010. Este congresso tem dentre seus objetivos desafiar os participantes a refletirem sobre como a Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem podem melhorar a educação básica e superior, inovando na produção de conhecimentos interdisciplinares e promovendo o intercâmbio de pessoas com diferentes formações acadêmicas e provenientes de realidades socioeconômicas distintas.


domingo, 3 de janeiro de 2010

Os números mostram que ainda precisa melhorar a infraestrutura, o planejamento e a formação docente


Em edição especial a Revista Nova Escola dá destaque ao uso das tecnologias digitais. Em uma pesquisa realizada  em 400 escolas públicas de capitais brasileiras pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Victor Civita, junto com o Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo, mostra que o computador e a internet já fazem parte da realidade de algumas escolas. Os números também revelam que os recursos não estão totalmente direcionados ao processo de ensino aprendizagem (como deveriam), o planejamento pouco contempla o uso das ferramentas e a capacitação docente ainda está muito aquém do necessário. Este último aspecto seja talvez o maior potencializador das demais falhas relacionadas ao uso pedagógico das TICs no ambiente educacional, pois se não há conhecimento e domínio da ferramenta a favor da prática educativa a tendência é a banalização do uso dos recursos digitais como passa-tempo ou tapa-buraco. Confira os resultados da pesquisa na íntegra!